top of page

SOBRE A GRAMA 

Pensando na grama e na sua presença cada vez maior no cenário urbano de Belo Horizonte, viu-se a possibilidade de analisar a dinâmica desta na cidade. Como é implantada,? Por quem? Quais os tipos mais frequentes? Quais os órgãos responsáveis? Como a população se relaciona com a grama?

Em um primeiro momento buscamos a relação do Estado com a grama. Na tabela a baixo, vemos a  descrição dos espaços, órgãos responsáveis e formas de cuidado com a grama em Belo Horizonte.

Na Prefeitura  existem vários órgãos que se relacionam com a grama:

  • “Secretarias de Limpeza Urbana por meio das Regionais: A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) é a autarquia municipal responsável pela elaboração, controle e execução de programas e atividades voltados para a limpeza urbana de Belo Horizonte. Criada em 1973, a SLU presta serviços de coleta domiciliar de lixo, varrição, capina, aterramento de resíduos, coleta seletiva, reciclagem de entulho e compostagem, entre outros. O trabalho da SLU é realizado em consonância com os princípios do desenvolvimento sustentável referendados na Agenda 21, minimizando os efeitos ambientais negativos decorrentes da geração de resíduos e maximizando os benefícios ambientais, sociais e econômicos para o município.”

  • “Secretaria de meio ambiente, por meio da Gerência de Gestão Ambiental – GGAM: com as incumbências de atuar junto às questões políticas do meio ambiente, concernentes à educação ambiental; preservação e aprimoramento da vegetação urbana, fauna, áreas verdes e demais espaços de especial interesse ambiental do Município; propor e coordenar o desenvolvimento de estudos e projetos, planos e programas, buscando a captação de parcerias e recursos, além de supervisionar e orientar as atividades afins executadas nestas áreas pelos demais órgãos da PBH.”

  • Fundaçao dos Parques Municipais: “com o intuito de manter a qualidade de vida de Belo Horizonte e a beleza de suas áreas verdes, no ano de 2005, a Prefeitura da capital criou a Fundação de Parques Municipais - FPM. A instituição administra e mantém mais de 70 parques da cidade, promove programas de educação e manejo ambiental, atividades de lazer, esporte, cultura e cidadania, além de gerenciar os quatro cemitérios municipais e cinco Centros de Vivência Agroecológica (Cevaes).”

bottom of page