"OBRAS DE CONTENÇÃO DO BAIRRO DA BASE ESTÃO EM FASE FINAL"
"Mais de noventa por cento das obras de contenção do desbarrancamento da Rua Barbosa Lima, no Bairro da Base, estão concluídas e o serviço avança para a reta final. Nesta terça-feira, 11, o prefeito Marcus Alexandre esteve no local, junto com moradores e lideranças da região, verificando a execução dos trabalhos.
A intervenção de seis mil metros quadrados garante o fim do desbarrancamento da via. A etapa de reconstrução do barranco do Rio Acre já foi concluída. Também foi feita a proteção da encosta com várias fases: um espigão de pedra para diminuir a velocidade do Rio, colocação de uma manta geosintética, e sobre ela, a geocélula – uma espécie de colmeia, totalmente preenchida com solo. A última etapa, em execução agora, é de plantio da grama batatais para proteger a encosta.
O fiscal da secretaria Municipal de Obras, Francildo Chaves, explica que o material usando na obra da Base substitui a bolsacreto utilizado na encosta da Gameleira. “O impacto ambiental é menor e a finalização do serviço, com grama, deixa o trecho mais bonito”.
As obras no bairro da Base são parte de um conjunto de intervenções feitas pela prefeitura e que também acontecem em outros dois pontos da cidade: O calçadão Raimundo Escócio e a Rua Primeiro de Maio, no bairro Seis de Agosto. O conjunto de obras foi necessário porque a forte cheia do ano passado fez com que o solo ficasse muito fragilizado, cedendo e rachando. Os três sistemas de contenção à base de concreto, pedra rachão e grama, garantem que a movimentação do solo tenha fim nos trechos mais críticos.
A presidente da Associação de Moradores do bairro da Base, Rocilene Dantas, a Ró, diz que a sensação da comunidade é de tranquilidade. “A gente agora sabe que nosso bairro volta a sua normalidade. Além de resolver a questão do desbarrancamento, essa obra vai deixar nosso bairro muito mais bonito: aqui será um point nos finais de semana”.
Para o prefeito Marcus Alexandre, a hora é de acelerar o serviço, de modo que a obra seja concluída antes da subida do nível das águas do Rio Acre. “Só faltam cerca de dez metros para a conclusão da obra, que tem o objetivo de proteger a Rua Barbosa Lima e devolver a normalidade ao trânsito local. Agora vamos para a fase de aterro final, meios fios e demais acabamentos”, relatou o prefeito.
O montante de recurso para a finalização do conjunto de obras foi liberado pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, na semana passada. São R$2,3 milhões para conclusão das três frentes de obras de contenção das encostas do Rio Acre na região do Calçadão Raimundo Escócio; no bairro da Base, na região que faz frente à Gameleira; e no calçadão do Bairro do Quinze. A liberação de recurso foi gestão do senador Jorge Viana.
NÚMEROS
Até agora já foram utilizados 1.027,80 m³ de pedra rachão; 6.057,80 m³ de barro para a execução do reaterro e conformação de talude; 5.165,16 m³ de geócélula de prolipopileno e 5.165,16 m³ de grama batatais em placa."